AMOR, ORDEM e PROGRESSO – Porque excluíram o AMOR?

Ordem e Progresso” da nossa bandeira veio do Positivismo do francês Auguste Comte filósofo e fundador da Sociologia.

E porque o “Amor” foi retirado da bandeira?

“O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”

Em francês: L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but.

O Brasil é um país que por maioria se diz cristão. Mas qual o verdadeiro percentual de quem se diz cristão que sabe o que é o amor? Pela prática eu diria que menos de 1%. Em 37 anos de convívio com cristãos é o que eu vi. Egoísmo puro e uso da crença em “Deus” e em “Jesus” apenas para benefícios egoístas e próprios, não se importando quantas pessoas morrem devido ao seu egoísmo. Pura hipocrisia e falta de entendimento do que realmente significa “Amor”.

E porque o amor foi retirado da bandeira?

Porque faltou espaço físico no design? Porque na época de criação da bandeira em 1889 amar não era coisa de homens? (já que as mulheres eram escravas e não tinham poder nenhum nesta época e tudo era construído em função dos homens e do paternalismo). Porque esqueceram? (estavam muito desmemoriados talvez). Porque o amor era proibido pelo governo e pela religião? Porque daria muito trabalho uma palavra de 4 letras a mais? Porque quem ama é fraco e ficaria uma imagem ruim? Porque o amor é uma força tão libertária que o governo não teria como controlar o povo deixando-os livres para amar? Estou tentando me colocar nos responsáveis desta época e tentar entender porque o amor foi excluído da bandeira?

Porquê? Eu gostaria de saber.

Será que foi para que quando o país entrasse na Era da Informação esta questão viria a tona e quando mudarmos a nossa bandeira o amor vai vir com toda a sua energia para o país?

Vendo as atitudes dos brasileiros desde 2013, o povo está sem amor! Está repleto de ódio, raiva e sentimentos que nada condizem com o amor. Hoje não merecemos o amor na nossa bandeira, mas se for colocado, será que não começaríamos a refletir sobre:

O que realmente é o amor?

Todos dizem que sabem o que é o amor desde a sua infância. Será?

Quantas versões diferentes e quantos conceitos diferentes seriam apresentados se fosse feita uma pesquisa apenas com esta pergunta:

“O que é amor para você?”

A ideia de mudar a bandeira é do designer alemão Hans Donner. Inclusive ele propôs inverter a faixa branca, que direcionada para baixo indica “inferioridade” e para cima seria “superioridade”. Detalhes das Artes Visuais que poucos percebem, pois no Brasil a Arte é muito pouco estudada pela população e apenas continua sendo objetivo de estudo para os profissionais da área, pois a grande quantidade da população somente gosta de esporte e não de arte.

Que o AMOR volte para o Brasil nestes tempos de dúvidas.



Vagner Moreira
é terapeuta de Reiki e terapias quânticas. Palestrante sobre Conscienciologia e Física Quântica aplicada na saúde. Veja sua disponibilidade aqui.