Insônia? Conheça 7 alimentos que melhoram o seu sono

Segundo pesquisas uma a cada três pessoas sofre de insônia, seja ela crônica ou ocasional.

 

Neste texto, conheça alimentos fáceis de encontrar que acalmam a mente e facilitam o seu sono.

 

O sono é fundamental para o ser humano ter uma vida ativa e saudável. Acredita-se que uma das principais funções dele, além de descansar o corpo e a mente, seja de transformar memórias temporárias em permanentes, além de garantir um bom funcionamento dos órgãos e prevenir contra doenças imunológicas.

 

Dormir pouco e a falta de sono estão entre os piores hábitos

A ausência do sono desencadeia uma série de fatores prejudiciais à saúde das pessoas e a maioria de nós desconhece a real razão para este mal.

Há diversos estudos na área que sugerem, que a má alimentação, o excesso de açúcar no sangue, o consumo de bebidas alcoólicas e a ansiedade podem contribuir para a falta de sono.

 

 

 

Problemas para dormir: Consequências das noites insones

A privação do sono pode funcionar como um gatilho para complicações nas funções de órgãos vitais como a hipertensão, AVC, diabetes e até mesmo depressão.

Sintomas mais amenos como o mau humor, falhas na memória, diminuição na produção de insulina e aumento de cortisol aparecem rapidamente na sua rotina.

Por isso é fundamental que as pessoas busquem por uma solução seja encontrando alguma técnica de relaxamento, apostando em uma alimentação favorável à noite ou buscando por um especialista, que possa identificar as causas da ansiedade.

 

 

Alimentos e bebidas que ajudam a ter do sono

Alimentação saudável aliada à prática de exercício físico é uma boa estratégia para combater a insônia.

Assim como alguns hábitos podem induzir uma noite de sono mais tranquila, alguns alimentos também podem contribuir na hora de dormir, pois ajudam no relaxamento.

Confira a lista:

 

Chá de ervas para relaxar

 

O chá de camomila é conhecido por populares como um estimulador do sono, isso por que ele aumenta o nível de glicina, um relaxante muscular, no corpo. Acredita-se que ele aumente os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro,  substância que ajuda a regular as células nervosas e diminuir a ansiedade.

 

Leite/iogurte tranquilizam 

 

O leite contém melatonina, hormônio responsável pelo sono.

 

Banana para produzir serotonina

 

A banana tem grande importância na produção do hormônio serotonina, o que deixa a pessoa relaxada.

 

Aveia para prolongar o sono

 

Fonte de triptofano, ajuda também a manter um sono contínuo.

 

Linhaça reduz ansiedade

 

A linhaça melhora o sono, diminui a ansiedade e depressão, além auxiliar também na perda de peso.

 

Maracujá para acalmar a mente

 

Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!

 

Peixe também contribui com a serotonina

 

O salmão é uma boa opção, pois é rico em ômega 3, além de ser fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina.

 

Produzido por:

 

 

 

Equipe OMM BE

Nossa missão é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado através das terapias integrativas e facilitar o acesso a elas. Conte conosco na sua jornada de autoconhecimento.