Meditação e Mindfulness ganham espaço nas empresas com benefícios percebidos de curto prazo.
A Meditação, aplicada junto ao Mindfulness, gerou resultados de maior concentração, confiança e produtividade aos colaboradores nas atividades que estão realizando.
Especialmente por estarem atentos ao momento presente, premissa básica das duas ferramentas de autoconhecimento.
EMPRESAS QUE ADOTARAM MEDITAÇÃO E MINDFULNESS
Empresas como Facebook, Apple, General Mills, Ford e Google desenvolveram programas internos para ensinarem a prática aos seus colaboradores.
A meditação também é realidade em empresas como: Nike, Instagram, Twitter, eBay, Yahoo!, P&G, Cisco, Ford, etc. Algumas, inclusive, montaram salas de meditação em seus escritórios:
A Vivo oferece uma sala especial para meditação e a Salesforce dá um subsídio mensal aos funcionários para que façam cursos na área.
MEDITAÇÃO PLENA PARA CONCENTRAÇÃO
Além de trabalhar com maior eficiência e concentração, conseguem:
- ampliar o senso de responsabilidade pelas atividades executadas,
- estarem mais conscientes sobre seu propósito dentro dos objetivos da empresa
- gerar maior cooperação entre times
- parar de desempenhar atividades no automático
- percebem-se tendo mais insights no decorrer do dia.
Segundo o Estadão (2019), por meio destes exercícios, conseguem concentrar-se e ter plena consciência dos seus pensamentos, atividades, sentimentos e de si mesmos. Desta forma, passam a regular melhor as suas emoções e, por consequência, a sua produtividade e a qualidade dos seus relacionamentos também são beneficiados.
MEDITAÇÃO E CORTISOL PARA ANSIEDADE
De acordo com um artigo publicado pela revista Time, a prática de meditação diminui os níveis de cortisol, reduzindo a ansiedade e a pressão sanguínea. Desta forma, esta prática permite equilibrar as emoções, mesmo em situações de risco, tensão e pressão.
MEDITAÇÃO PARA LÍDERES E GESTORES
Outro grande benefício é na construção de lideranças e na aceleração da tomada de decisões nos negócios. Uma mente consciente e concentrada, passa a ter ações mais ágeis.
Biologicamente, a meditação aumenta a massa cinzenta no córtex pré-frontal, o que contribui para ter um raciocínio mais rápido.
QUEM DESENVOLVEU A MINDFULNESS?
Kabat-Zinn foi responsável pela realização do primeiro programa de Mindfulness, para redução do stress, em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts e, a partir da prática, muitos pacientes demonstraram melhorias significativas nos seus quadros de stress e dor crónica.
Além de muito utilizada para saúde, está sendo mais utilizada para resoluções de problemas pessoais e profissionais.
É fortemente recomendada e tem sua eficácia comprovada para:
- alívio de sintomas de transtornos depressivos e ansiosos,
- aliviar problemas físicos, como a hipertensão e problemas cardíacos,
- além de oferecer controle de dor e redução de estresse.
Como benefício para os trabalhadores deve-se salientar a diminuição comprovada do absenteísmo, ou seja, menos ausências por motivos de saúde, especialmente em ambientes de alta cobrança:
“Estamos num mercado agressivo, então oferecemos algo para lidar com pressão”, diz o diretor de marketing da Salesforce, Daniel Hoe.
Sua empresa já oferece essa prática?
Que tal sugerir ao RH e começar agora a receber este combo de benefícios?
Qualquer dúvida ou havendo interesse, conte com a nossa empresa.