Como o Thetahealing pode te ajudar a superar a timidez excessiva?

A pessoa tímida se mostra acanhada ou envergonhada em situações de interação social. Também pode ser caracterizada como uma pessoa que se preocupa excessivamente com o que o outro pensa. Se você é tímido sabe do que estou falando.

 

Características da timidez

O frio na barriga, o suor excessivo, a vermelhidão, tudo vem quando queremos nos expressar em público e no final as palavras não saem como são formadas na nossa mente.

 

Timidez é um traço de personalidade e não um defeito como alguns pensam. Se torna um problema quando o fato de você ser tímido(a) atrapalha você em concretizar seus objetivos pessoais e profissionais.


Mas como todo problema pode ser visto como um desafio, a timidez pode ser vista como um impulso para seu desenvolvimento pessoal.

 

A timidez como aliada da rejeição

Quando somos tímidos na maior parte das situações de nossas vidas e isso nos atrapalha em algum aspecto, podemos começar a rejeitar isso em nós e nos outros ao nosso redor. Essa auto rejeição pode nos levar a atrair inconscientemente pessoas ou situações que nos rejeitem para nos mostrar essa auto rejeição.

Então podemos ficar desapontados com essa característica querendo mudar ela a todo custo. Mas se nos auto aceitamos totalmente nesse sentido paramos de atrair situações de rejeição. E em paz com nós mesmos, podemos nos empenhar para que com amorosidade investimos no nosso desenvolvimento pessoal e liberamos as amarras que nos impedem de concretizar nossas metas por causa da timidez.

 

 

A culpa não é da timidez

Vale lembrar que a timidez talvez não seja a causa que te atrapalha de realizar suas metas, talvez ela só esteja mascarando algo mais profundo que você não percebeu ainda. Muitas vezes a timidez só é um escudo de
algum medo maior que temos dentro de nós e que está no nosso sistema de crenças.

O que pode estar por trás de uma timidez excessiva? O auto perfeccionismo, o medo de falhar/errar, a dificuldade em enxergar seus erros, proteção contra o mundo (quando acreditamos que as pessoas são maldosas), votos de silêncio, acreditar que para ser amada tem que concordar com tudo e assim não se expressar.

O tímido se preocupa excessivamente com o que o outro pensa, sim, porém concorda que não conseguimos controlar o que o outro pensa de nós mesmos?

 

A preocupação excessiva nada mais é do que uma necessidade de controlar o que o outro pensa quando na verdade nós não temos como controlar a opinião dos outros sobre nós mesmos.

 

Quando nos expressamos, expomos e estamos frágeis, sem saber quem nós realmente somos em essência, damos muito poder aos outros e um elogio é aumentado em nossa mente e a crítica é “o fim do mundo” na nossa cabeça. Nessa situação de estarmos inconscientes de quem somos e somos criticados ficamos horas e horas nutrindo raiva, ressentimento de quem nos criticou porque no fundo essa crítica mexeu com nosso ego de querer ser perfeito.

Quando consciente de quem realmente somos, a crítica vem como forma de melhorar nossa performance, não nutrimos em demasiado a raiva, o ressentimento, pois temos uma posição mais madura e percebemos que está tudo bem não sermos perfeitos e está tudo bem recebemos um feedback negativo, isso nos fará crescer.

Sempre que receber uma crítica, coloque-a em um filtro e veja o que realmente faz sentido para você e o que você está pronto para melhorar.

 

Temos medo da opinião do outro quando vem em forma de crítica porque através da crítica podemos enxergar o que erramos e melhorar ou mudar.

 

Só que mudar exige que você saia da zona de conforto, aquele lugar que está quentinho e que você não quer sair.

 

Através da sessão de Thetahealing, o terapeuta pode acessar com amorosidade esse lugar que guarda a causa do que está te impedindo de ser você mesma(o), se expressar com naturalidade, ser autêntico(a). Aprendemos
através das sessões a olhar nossas sombras, percebê-las e acolher elas.

Através desse acolhimento e aceitação é possível ver mudanças significativas acontecerem.

 

Produzido por

Débora Lima

Thetahealer com formação em Thetahealing DNA Básico, DNA Avançado, Digging, Manifestação e Abundância e outras ferramentas para auxiliar seus clientes a desenvolver novas perspectivas para si e manifestar seus sonhos.