Acupuntura: o que é e como funciona

O que é acupuntura?

É uma técnica milenar chinesa que trata diversos tipos de sintomas, sejam físicos ou emocionais através de pontos determinados ao longo do corpo.

 

Como funciona Acupuntura

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas fininhas em pontos energéticos do corpo, os chamados meridianos, que muitas vezes estão desequilibrados…  De acordo com a medicina tradicional chinesa existem 12 meridianos principais que estão relacionados a vários órgãos como pulmão, baço, intestino, bexiga e vesícula.

Para entendê-los, podemos compará-los as veias e artérias que temos em nosso corpo, que formam um sistema totalmente complexo… Porém os meridianos seriam os caminhos da nutrição energética do nosso corpo…

 

Quem pode receber acupuntura?

Crianças a partir de 6 meses a idosos recebem Acupuntura. Como faz bem para a parte física e emocional, garante relaxamento e satisfação a todos que recebem.

Para casos de maior complexidade é necessário o acompanhamento médico e a acupuntura é suplementar ao tratamento indicado. Casos como: inflamações generalizadas, gestantes, hipertensos, etc, demandam cuidados mais específicos.

 

Por que Acupuntura funciona? Como funciona?

Essa prática é assertiva no foco da dor. O local exato é encontrado e, por estimular pontos específicos do corpo, libera neurotransmissores que se comunicam com o nosso cérebro em 03 níveis: hipotalâmico – com a liberação endorfina, cortisol e serotonina; nível do mesencéfalo – com a ativação de neurônios e nível de medula espinal – com a ativação de interneurônios. Tudo isso ajuda no equilíbrio físico e emocional.

 

Quais as indicações de Acupuntura?

Muitas são as indicações, pois é um sistema completo que olha para o corpo como um todo, integrando mente e corpo e buscando o equilíbrio…

A Acupuntura é muito eficaz para sintomas como:

 

  • dores de cabeça
  • dores nas costas
  • insônia
  • ansiedade
  • estresse
  • cólicas menstruais
  • doenças respiratórias e alérgicas como sinusite e rinite
  • problemas de circulação sanguínea

 

Acupuntura e obesidade

Uma das buscas mais constantes desta prática é para o tratamento de obesidade.

Apesar de não ser uma técnica específica para o emagrecimento, ela apoia na redução da ansiedade e na melhora da digestão do organismo.

Pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica estão mais suscetíveis a picos de ansiedade após o procedimento e a Acupuntura é um ótimo recurso quando devidamente aplicada por um profissional qualificado.

 

 

Acupuntura emagrece?

A acupuntura ajuda o metabolismo a funcionar melhor por liberar os fluxos entre os meridianos. Combinada a um acompanhamento alimentar e exercícios físicos, pode ajudar quanto a sobrepeso e obesidade.

A acupuntura pode ainda melhorar a elasticidade da pele, ajudar na circulação e na regeneração das células epiteliais.

 

Tipos de acupuntura:

O que é eletroacupuntura? 

Neste tipo específico de Acupuntura, um aparelho com agulhas finas acopladas em eletrodos, é emitido leves impulsos elétricos aplicados em áreas determinadas.

Muito eficaz para tratamento de dores crônicas e até mesmo fibromialgia, além de quadros de estresse profundo e ansiedade, podendo ajudar, por exemplo, no tratamento e prevenção da Síndrome de Burnout. Veja mais sobre como prevenir e tratar a doença aqui.

 

O que é acupressão?

A Acupressão é derivada da Acupuntura. Mas no lugar de agulhas, usa a pressão física dos próprios dedos para ativar os pontos.

Segue a mesma filosofia e direção dos ensinamentos da medicina tradicional chinesa, priorizando toques profundos e leves misturados em pontos com extrema precisão.

Muito útil para dores de cabeça e enxaquecas no meio do dia. Basta aprender alguns pontos com o seu terapeuta para que vocês mesmo aplique a técnica, aliviando rapidamente os sintomas desconfortáveis.

 

Qual a principal diferença entre acupuntura e acupressão?

É o toque dos dedos. A acupressão independe da utilização das agulhas descartáveis.

 

O que é Auriculoterapia?

Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura que se restringe aos pontos do pavilhão auricular, ou seja, realizada apenas nas orelhas e seu entorno.

Os pontos podem ser trabalhados com agulhas ou colagem de pequenas sementinhas.

É uma ótima técnica de acupuntura para locais públicos, como ambientes corporativos, pois é discreta e você pode seguir utilizando as sementes normalmente.

Para que serve Auriculoterapia?

Ela é extremamente eficaz para tratar dores pontuais, advindas de movimentos repetitivos por uso do computador, por exemplo.

 

Atendimento de Acupuntura dura quanto tempo?

A sessão pode variar o tempo de acordo com os objetivos traçados no início do atendimento e com o quadro percebido pelo profissional terapeuta na anamnese.

Não é necessário anestesia e a aplicação das agulhas é feita nos locais necessários.

 

Para a realização, dependendo do local onde será a aplicação no corpo, poderá ser realizada com o cliente sentado e com a maior discrição possível.

Com a Metodologia de atuação da OMM BE, certificamos e verificamos todos os profissionais disponíveis para atendimento, garantindo a soma de outras técnicas que corroboram com o prazer e o relaxamento durante e após a prática. Não se surpreenda se realizar um atendimento para reduzir a dor nas costas e ao iniciar a sessão, tirar um cochilo e quando sair, sentir-se renovado.

Acupuntura é acessível a todos, com ou sem agulhas. Escolha o que você se sente mais confortável e experimente essa técnica oriental de muita saúde e qualidade de vida.

 

Leia mais:

10 terapias ESSENCIAIS para o ambiente corporativo

Florais de Bach para aumentar a concentração

Florais para aumentar o desejo pela vida

 

 

Produzido por:

 

 

 

Equipe OMM BE

Nossa missão é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado através das terapias integrativas e facilitar o acesso a elas. Conte conosco na sua jornada de autoconhecimento.

Produzido por:

 

 

 

Equipe OMM BE

Nossa missão é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado através das terapias integrativas e facilitar o acesso a elas. Conte conosco na sua jornada de autoconhecimento.